sábado, 5 de fevereiro de 2011

DC Direct New Gods Superman


Nesta resenha vou falar da versão DC Direct tendo como base os desenhos de Jack "The King" Kirby. O mestre dos quadrinhos que era autodidata desenhou milhares de páginas e foi um fenômeno. Sua passagem pela DC teve o parceiro do Homem de Aço sob sua batuta e o Azulão veio de brinde. Eu curto muito Kirby então não poderia deixar passar a versão que saiu na série 2 da coleção New Gods.


Kirby foi responsável pela saga do Quarto Mundo, onde criou personagens chamados Novos Deuses, tais como: Órion, Senhor Milagre e o mais sensacional dos vilões da DC Comics: Darkseid. Para mim só existe Mongul e Darkseid no universo DC para combater de igual para igual com o Homem de Aço.


A embalagem segue o padrão papelão e plástico. Protege bem o boneco e é fácil retirá-lo da cartela pois desta vez a DC Direct não encheu de arames.


"Um dos maiores e mais poderosos inimigos de Superman é o deus Darkseid. Eles são inimigos definitivos um do outro - e Kalibak compartilha com seu pai Darkseid esse ódio pelo Homem de Aço. Superman versus Darkseid? O Bem definitivo contra o Mal supremo."


O boneco vem acompanhado de uma base pintada com o mesmo estilo com que Kirby desenhava energia!


Como podemos verificar a imagem promocional da DC Direct mostra um escudo com o "S" diferente, menor do que o produzido na versão final do produto. O cinto também não foi pintado conforme a foto promocional.


ESCULTURA - Nota 3 de 4

Eu só aprendi a gostar de Jack Kirby depois que passei a fase adulta. Encontrei naquela arte dinâmica que nem sempre respeitava a  anatomia humana dos desenhos clássicos, uma energia e uma criatividade que não tinham barreiras. Ele era mestre nisso. O que ele queria ele fazia. A pessoa e seu conceito superavam a técnica da obra. Isso era força de vontade! Seu Homem de Aço tinha traços quadrados, sua energia Kirbyana embutida no corpo atarracado. Por isso eu curti muito o design do corpo desta figura. Os traços de Kirby estão bem retratados na escultura produzida por Jonathan Matthews. Podemos verificar alguns posts do moço no blog  Pop Sculpture.


  
  



Mas então porque a figura não leva nota máxima? Simples... olhem acima do pescoço. O que vocês percebem? Não sei porque, mas o talentoso escultor errou feio neste quesito, o Homem de Aço podia ser atarracado já que é o correto na versão de Kirby, mas neste boneco o cara está cabeçudo... muuuuito desproporcional. Fail


Jonathan é responsável por excelentes trabalhos na DC Direct (vejam o site do rapaz e comprovem o que eu digo), mas este Homem de Aço não teve um bom resultado na escultura da cabeça apesar do corpo estar bem representativo da arte de Kirby.



ARTICULAÇÃO - Nota 3 de 4

Um pouco mais do que se espera de uma figura DC Direct. Pontos de articulação distribuídos da seguinte forma:

  • Pescoço
  • Ombros
  • Cotovelos 
  • Pulsos
  • Cintura
  • Pernas (na altura dos quadris)
  • Joelhos
  • Canelas (na altura das botas).

Os movimentos são limitados na altura dos ombros por causa do tipo de articulação padrão usado pela DC Direct. A cabeça pode ser movimentada para baixo e um pouco para os lados além do movimento normal de rotação.

Para os fãs de DC Direct este Super está acima da média neste quesito.



PINTURA - Nota 3,5 de 4

A DC Direct está usando tonalidades vibrantes de azul e vermelho nos Supermen que ultimamente tenho adquirido e isso é muito legal.  



A pintura dos olhos e dos lábios possui aquela marca registrada de detalhismo que eu sempre prezei nas figuras da empresa. A tonalidade da pele está ótima.


O escudo é bem pintado tanto no peito quanto na capa.


A falha que não deixa minha avaliação alcançar nota máxima fica por conta do cinto mal pintado onde esqueceram de colocar as alças do calção. FAIL!


AVALIAÇÃO FINAL- Nota 3 de 4

Aos fãs do Homem de Aço esta versão pode ser necessária pela diversidade de quesitos que encontra dentro do próprio universo da DC Direct. É um boneco baseado na arte de Jack "The King" Kirby, com a qualidade DC Direct e a falha proporcional na escultura da cabeça não chega a ser fator decisivo para que o cortemos da lista de figuras necessárias. Agora, se você não é um fã do trabalho de Kirby, nem do Super poderá encontrar outros modelos que satisfaçam suas exigências dentro da DC Direct ou da DC Universe se é um colecionador de bonecos em 6".






PAPÉIS DE PAREDE


Basta clicar em cima, aguardar abrir e após a figura ampliar, com o botão direito, selecionar como papel de parede do seu PC.



1024 x 768

1024 x 768

1280 x 800



Nenhum comentário:

Postar um comentário