terça-feira, 14 de dezembro de 2010

DC Direct Dark Knight Returns Superman



Quando Cavaleiro das Trevas saiu em fevereiro de 1986 nos Estados Unidos e em setembro do mesmo ano foi publicado Watchmen, criou-se um alvoroço na mídia por causa da realidade nua e crua, sem eufemismos, matando uma inocência construída com veemência por décadas dentro dos quadrinhos americanos. Era com uma violência cínica e sem esperança que estas obras ratificavam a entrada dos quadrinhos adultos no mercado mainstream.



Sou um fã das histórias de Miller de sua fase áurea com o Demolidor e Batman. Gosto muito de Cavaleiro das Trevas e da forma iconoclasta com que heróis clássicos foram retratados. É um ponto de vista inovador que merece sua notoriedade. 


Os bonecos lançados em agosto de 2004 retratam o clássico produzido por Miller com um nível de excelência esperado. Esculpidos por Tim Bruckner, trazem para a realidade tridimensional as proporções e características visuais que são a marca registrada da história. Falando em proporções, este Superman figura dentro da escala 7 3/8" (18,5 cm) o que o coloca no topo dos truculentos e mais parrudos.


  


A embalagem é bonita, mas nada excepcional. No quesito proteção, classifico como mediana pois não é muito rígida apesar de aguentar alguma pressão. Porém, particularmente no meio, na parte do acetato transparente, considero frágil além de não suprir com a exposição do boneco de forma satisfatória. Por isso sou favorável aos "blisters" plásticos que são mais resistentes e sendo prioritariamente transparentes facilitam a exposição da figura para quem coleciona bonecos em cartelas lacradas.


"Uma vez o Homem de Aço lutou lado a lado com o Cavaleiro das Trevas. Agora, Superman e Batman lutam de igual para igual a mando de um antigo presidente dos Estados Unidos."


Os acessórios que acompanham o boneco são: base conectável (que junto à base dos outros personagens forma uma calçada), pinos para sustentação, flecha de Kryptonita e capacete esmagado da Bat-Armadura.



ESCULTURA - Nota 3,5 de 4


Considero as esculturas de Tim Bruckner muito boas. Ele consegue captar com muita fidelidade o formato e o design dos artistas dos quadrinhos. Ou seja, dá forma tridimensional com talento e maestria aos desenhos 2D.


As linhas de design do Superman são brutas, fornecem um visual de volume,  exagero, quase beirando ao grotesco. Esse é o charme do estilo transmitido nos desenhos de Frank Miller. Mostrar um Homem de Aço detentor de grande força, que a utiliza para impor SUA opinião ou proteger interesses que ele julgar justos. E combina muito bem com o universo mostrado na história: selvagem, onde o mais forte e brutal é o que comanda. (alguma semelhança com a nossa sociedade atual?)


O famoso cacho em formato mega-power-estilizado está lá! (rsrsrs)


O escudo do peito é esculpido e não apenas pintado. Gosto do resultado. Assim como o formato da capa indo até a altura dos tornozelos.


O cinto acompanha o design "extra large". As botas são esculpidas e achei que o resultado foi muito satisfatório. Oferece uma conotação de tridimensionalidade melhor, mais apurada.

A cabeça, no formato da escultura do pescoço pende ligeiramente para o lado esquerdo do boneco, assim como as pernas.

Algo que não gostei mas que era comum na época em que esta figura foi lançada é o corte da articulação do pescoço que considero inadequada e poderia ser na altura do queixo, como nas figuras atuais. Por isso não dei classificação máxima na escultura. (Fail!!!)


ARTICULAÇÃO - Nota 2,5 de 4

Para uma figura estilo DC Direct é o básico:
  • Pescoço
  • Ombros
  • Cotovelos
  • Pernas (na altura dos quadris)
  • Joelhos
Não sou adepto de que quanto mais melhor no caso da quantidade de articulações, mas nesta avaliação eu decresci a qualificação em meio ponto porque acho que articulações nos pulsos na altura da manga de seu uniforme ficariam perfeitas e não afetariam em nada o design do boneco.

E conforme informei acima a articulação do pescoço podia ter ficado menos evidente se tivesse sido planejada mais acima.


A amplitude dos movimentos dos ombros, dos cotovelos e dos joelhos é muito limitada e a capacidade de poses é restrita. Ainda assim considero uma figura imponente que se destaca na prateleira de qualquer coleção.


PINTURA - Nota 3,5 de 4

Pintura correta, com alguns detalhes que evidenciam qualidade DC Direct. Percebam que os lábios têm uma aplicação discreta de tinta. Seus olhos possuem boa aplicação nos detalhes da íris, o que caracteriza o detalhismo de uma figura direcionada a colecionador. 


A aplicação da tinta é consistente por todo o boneco, sem áreas falhas ou com ausência de tinta. As transições não apresentam problemas ou borrões. O tom do vermelho e do amarelo é fosco. Somente na fivela do cinto demonstra a aplicação de material reflexivo, provavelmente uma espécie de verniz e este não muito brilhante.

As unhas possuem outra pequena aplicação de tinta. (não, ele não está com "base" nas unhas! rsrsrs)


A borracha da capa junto com o tipo da tinta aplicada é um chamariz para a poeira. Aconselho limpar com pano seco periodicamente mesmo guardando em armários fechados para que o pó não grude.



AVALIAÇÃO FINAL - Nota 3,5 de 4


Retratação fiel do Homem de Aço como apresentado na saga do Cavaleiro das Trevas. Um pequeno erro aqui e ali não justificam aos fãs do Kryptoniano deixá-lo de fora de suas prateleiras. Quem coleciona DC Direct busca um produto com qualidade de pintura e escultura aprimorados e você os encontra aqui. E quem comprar o Batman desta série não vai querer deixar de fora seu espancador alienígena preferido. Pra quem mais Wayne vai dar a cara feia dele pra bater? Clark faz isso como ninguém e sem esforço. (rsrsrs)


PAPÉIS DE PAREDE

Seguem abaixo alguns papéis de parede na escala 1024 x 768. Basta clicar em cima, aguardar abrir e após a figura ampliar, com o botão direito, selecionar como papel de parede do seu PC.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário