domingo, 30 de janeiro de 2011

DC Direct Super Squad Batman



No final da década de 70 Paul Levitz, Gerry Conway e vários desenhistas dentre eles Joe Staton, produziram várias histórias bem legais da Sociedade da Justiça da América, heróis da Terra-2 que iniciaram a carreira na chamada Era de Ouro dos quadrinhos. Eu sempre curti ler aquelas histórias com uma quantidade tão numerosa e diferente de heróis clássicos e seus herdeiros, um planeta de uma realidade paralela, bem interessante e que inspirava novidade. As histórias eram publicadas nas revistas Advenure Comics e All-Star Comics, esta última a inspiração para o nome desta coleção de bonecos lançada pela DC Direct.


Havia ligeiras diferenças entre os sósias das duas dimensões. Para o Batman da Terra-2, protagonista desta resenha, sua bio que está publicada na parte de trás da cartela nos diz: "Agora servindo como o comissário de polícia de Gotham City, Bruce Wayne é por vezes levado a sair de sua aposentadoria do super-heroísmo, para uma vez mais agir como o Cruzado de Capa noturno. "


A série 4 da coleção Reactivated vem com Batman, Superman, Wonder Woman (Mulher-Maravilha) e Hawkman todos eles personagens da Terra-2 e participantes da Sociedade da Justiça. 


Nos quadrinhos o termo "Super-Squad" foi adicionado ao título da série "All-Star Comics" quando surgiram Power Girl (Poderosa), Robin e Star-Spangled Kid (Sideral).






A cartela é no estilo básico: papelão e plástico. Possui estilo retrô com design inspirado naqueles anos 70 e arte do fantástico Joe Staton. A base da figura segue o mesmo padrão estético.



ESCULTURA - Nota 3 de 4

Creditada a Tim Bruckner e James Shoop. Esse boneco possui o mesmo corpo usado na versão do box Silver Age Batman e Robin Deluxe Action Figure Set que fora esculpido por Tim Bruckner. A cabeça usada já é outra, além da capa dessa figura que é mais longa. É visível verificarmos que o capuz possui "orelhas" mais baixas, bem ao estilo do Batman da década de 50. O trabalho de escultura na cabeça eu achei muito bom, o queixo quadrado, a boca e os olhos são perfeitos.


O corpo possui as mesmas limitações da versão Silver Age: movimentos limitados nas articulações dos ombros e dos cotovelos.




  
  



ARTICULAÇÃO - Nota 2 de 4

O básico que se espera de uma figura DC Direct. Pontos de articulação distribuídos da seguinte forma:

  • Pescoço
  • Ombros
  • Cotovelos 
  • Pernas (na altura dos quadris)
  • Joelhos
  • Tornozelos


PINTURA - Nota 4 de 4

A tinta usada nas luvas e nas botas é de um azul semi-brilhante, bem bonito. O trabalho na face é perfeito, sem erros. O tom da pele é agradável. O escudo do peito também não apresenta qualquer falha, porém é o morcego básico e nada mais.







AVALIAÇÃO FINAL- Nota 3 de 4

Aos fãs do morcego essa figura os colecionadores irão procurar pela curiosidade acerca de uma versão do personagem oriundo da Terra-2. Eu particularmente adoro aquela época e aquelas histórias. Era bem legal ver os heróis coroas ensinando seus filhos, pupilos e herdeiros. A família longa com muitos comportamentos, temperamentos e seguindo diversas tendências. Múltiplas histórias, experiências, enfim diversão garantida!



Nenhum comentário:

Postar um comentário