sábado, 4 de dezembro de 2010

Marvel Select Captain Marvel ( Capitão Marvel )


Em julho de 79 surgiu no Brasil uma revista chamada Heróis da TV que era o must da ocasião. Com mais de 100 páginas, era publicada pela Editora Abril. Em seu mix de histórias existiam vários personagens que se alternavam. Um dos que mais marcaram essa época para mim foi o guerreiro cósmico de origem Kree, Mar-Vell, vulgo Capitão Marvel.




Criado por Stan Lee e Gene Colan, sua primeira aparição nos Estados Unidos se deu em dezembro de 1967 na revista Marvel Super-Heroes #12. Nesta época, em plena Era de Prata dos quadrinhos, Mar-Vell apresentava seu uniforme clássico do exército Kree com capacete e portando uma arma no melhor estilo soldado do espaço!


Mas foi com Jim Starlin em seu período áureo e suas aventuras movimentadas, cheias de ação que a cada edição melhoravam de nível que passei a tomar gosto pelo personagem. Seu caráter incorruptível construído por Starlin no decorrer do tempo mostravam um herói humano com as melhores virtudes e crível de existir.





Na Graphic Novel "A Morte do Capitão Marvel" publicada nos Estados Unidos em 82 (no Brasil em 88) o personagem sucumbe a um câncer e na época o título causou comoção pois era novidade que um herói morresse por causa de uma doença e não lutando contra inimigos ou catástrofes siderais.

Em 1993 surge Genis-Vell. Criado por Ron Marz e Ron Lim, ele é filho de Mar-Vell e viria a ser o Capitão Marvel da Era Moderna.


Os dois personagens tem suas figuras produzidas pela Diamond na coleção Marvel Select e foram lançados em outubro de 2009. Mar-Vell aparece em dois lançamentos: versão regular com seu uniforme clássico e variante na versão Kree (uniforme verde) . Genis-Vell seu filho também é variante da série. Todos apresentam escala de 7" ou 18 cm.


A embalagem é grande e resistente. Particularmente acho-a exagerada no tamanho, mas para quem coleciona figuras lacradas terá uma visão destacada com o boneco pois as cores e o design são muito bonitos.


O conteúdo interno apresenta o boneco, sua base (parte de uma espaçonave destroçada) e um folheto. No caso de Mar-Vell com uniforme Kree este vem também com sua pistola.



ESCULTURA - Nota 3,5 de 4



A escultura é muito bonita. Corpo proporcional, design perfeito em vários ângulos de fotos. As articulações não estão muito evidentes. Gostei particularmente do resultado dessa suavização visual na articulação das pernas. A mão direita é a mesma de sua versão Kree feita para segurar a arma. O único porém é com relação às partes azuis, como seu calção e suas luvas, preferia que o contorno fosse esculpido e não apenas pintado pois a articulação da cintura ficou evidente.O corte de cabelo esculpido está perfeito: é puro saudosismo anos 80.


O movimento para o alto no caso da cabeça é limitado por conta dos cabelos e dos braços por causa do tipo de articulação.



ARTICULAÇÃO - Nota 3 de 4

Para uma figura estilo Marvel Select é o básico:
  • Pescoço
  • Ombros
  • Cotovelos
  • Pulsos
  • Cintura
  • Pernas (na altura dos quadris)
  • Joelhos
  • Tornozelos 


PINTURA - Nota 3,5 de 4

Pintura boa que aproxima do realismo. O loiro do cabelo possui variações, assim como o vermelho e o azul do uniforme (sobreamentos). Isso dá um visual moderno e mais "encorpado". Os músculos estão delineados com pequenos apliques de preto. O único porém é o dourado muito escuro do emblema do peito que não destaca e se confude com o tom escuro. As aplicações analisando de forma geral são bem aplicadas sem áreas falhas.



AVALIAÇÃO FINAL - Nota 3,5 de 4

Quem procura um boneco bonito que não precise ficar restrito à escala de 6 polegadas de um Marvel Legends, DC Direct ou DC Universe pode levar este boneco sem medo porque é a personificação tridimensional do herói cósmico da Marvel. Já para quem prefere super-articulados deve analisar a relação custo x benefício pois esta figura apresenta articulação básica de um Marvel Select, porém considero-o muito melhor em matéria de escultura do que o Capitão Marvel produzido pela Toy Biz na série 15 (Modok Series).


PAPÉIS DE PAREDE

Seguem abaixo alguns papéis de parede na escala 1280 x 800. Basta clicar e com o botão direito, após a figura ampliar, selecionar como papel de parede do seu PC.






Nenhum comentário:

Postar um comentário