domingo, 9 de janeiro de 2011

DC Direct Deluxe Collector Martian Manhunter 13"


Mais uma resenha onde o astro é o nosso admirável marciano. Desta vez analisamos sua versão na série direcionada aos amantes dos bonecos em escala de 13" da DC Direct, a coleção Deluxe Collector.


Esta coleção focada no colecionador exigente possui bonecos super-articulados, com escultura realista, roupas de tecido, usualmente oferecendo mãos / cabeças intercambiáveis, base ajustável e acessórios pertinentes ao personagem.


Este marciano da escala 13 polegadas (também chamada de 1:6) corresponde a 34 cm em nosso padrão de medidas. (quase 35 com a cabeça formato marciano)


A embalagem é no formato e material usual da coleção. Considero-a bonita, porém não muito resistente. Aos colecionadores que não retiram da embalagem aconselho perguntarem aos vendedores com os quais negociar se o mesmo foi em algum momento retirado da caixa pois poderão se decepcionar caso comprem de segunda mão e o queiram intocável. A caixa em formato retangular apresenta no seu interior uma "janela" display onde podemos visualizar seu conteúdo. É um modo diferenciado de expor a figura e proteger da poeira, mas eu mesmo não me seduzi e prefiro retirá-lo para colocá-lo diretamente na prateleira.



Os acessórios que vêm com o boneco são: base com altura ajustável, duas mãos com dedos flexíveis (de forma independente) dos polegares ao mínimo e uma cabeça sobressalente no formato marciano.


ESCULTURA - Nota 4 de 4

Escultura realista e primorosa! As proporções e o design são perfeitos. O único porém no quesito formato não atribuo à escultura e sim às articulações (exponho no tópico seguinte).





Observem a expressão soturna da face de J'onn J'onzz... GREAT!


As tiaras vermelhas do colete são perfeitas. A fivela do cinto, os discos que unem a capa, o calção e as botas são muito bem feitos, costurados e acabados, porém preferia que houvesse um tecido mais rígido no calção porque o mesmo entra nas articulações da perna. A capa é bonita e vistosa, mas eu acho que se fosse um pouco maior ficaria perfeita.




ARTICULAÇÃO - Nota 3 de 4

Um boneco da DC Direct em cuja embalagem informa 28 pontos de articulação e eu não dou nota máxima? Calma, eu explico: é que considero bizarro que um boneco com esse esmero na escultura tenha tido um planejamento tão pobre na aplicação dos pontos de articulação. Porque no corte do bíceps, nas pernas na altura do quadril e na coxa considerei muito aparentes visualmente falando. Se tivesse um ajuste nessas conexões com a escultura, as mesmas não ficariam tão evidentes. 

A articulações do abdôme, da cintura e das canelas são bem planejadas e permanecem ocultas pelo colete, pelo cinto e pelas botas.

A mobilidade dos pontos de articulação são bons e amplos. Os ombros apresentam ligeira restrição quando tenta-se unir os braços rentes ao torso por conta da escultura (não ficam retos) .


Pontos de articulação distribuídos da seguinte forma:

  • Pescoço
  • Ombros
  • Bíceps
  • Cotovelos (articulação dupla)
  • Pulsos 
  • Abdôme
  • Cintura
  • Pernas (na altura dos quadris)
  • Coxas
  • Joelhos (articulação dupla)
  • Canelas (na altura das botas)
  • Tornozelos (dois pontos)

PINTURA - Nota 4 de 4

Este modelo não apresenta grandes trabalhos de pintura. Não existe motivo para isso já que o corpo é produzido em plástico verde e apenas exigiu aplicação nos olhos e na boca. Analisando de forma mais ampla considerando o aspecto visual das cores utilizadas no material das partes que compõe o uniforme (capa, botas, calção, cinto e colete) considero-as perfeitas e coerentes com o personagem conforme apresentado nos quadrinhos.


AVALIAÇÃO FINAL- Nota 3 de 4

Este tipo de figura possui preço diferenciado por ser direcionado a colecionadores específicos. Porque a DC Direct não planejou melhor os pontos de articulação do bíceps, das pernas na altura do quadril e na coxa não conseguimos entender e esperamos que aprendam com nossas queixas para que o mesmo não se repita em personagens futuros. Porém considero figura essencial e indispensável na coleção de qualquer fã do marciano mais amado da DC Comics.

Comparação de tamanho com
Noturno da série Icons

PAPÉIS DE PAREDE

Segue abaixo papéis de parede nas escalas:
  • 800 x 600  
  • 1024 x 768
  • 1280 x 800
Basta clicar em cima, aguardar abrir e após a figura ampliar, com o botão direito, selecionar como papel de parede do seu PC.

800 x 600

1024 x 768

1024 x 768 

1280 x 800










Nenhum comentário:

Postar um comentário