quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Legion Of Super-Heroes: The Great Darkness Saga

Originalmente publicada em Legion Of Super-Heroes 287, 290-294 e Annual 3 (1982, 1983 e 1984) a Saga das Trevas Eternas por muitos anos figurou como um de minhas histórias em quadrinhos preferidas na era moderna.
Keith Giffen desenhou um século XXX avançado, arrojado. Eu via muitas referências ao cinema e aos quadrinhos escondidos na arte de Giffen. Era algo bem criativo. Ele usava ângulos diferentes do habitual, transportou até mesmo o quadro "A Criação de Adão" de Michelangelo numa página dupla inesquecível.



Essa é a Legião dos Super-Heróis de Paul Levitz! O cara escreve com bastante suspense a trama. Quando a mesma foi publicada aqui no Brasil nas revistas mensais da Editora Abril eu comprava as edições ávido em descobrir quem seria o tal Mestre das Trevas que enviava servos cada vez mais bisonhos contra os heróis.  Havia também humor, porém na época algo diferente, mais sarcástico, bem ao gosto da ocasião em que foi publicado onde o cinismo permeava o comportamento nos anos 80.


No auge do conflito até a Legião dos Heróis Substitutos é convocada, além de Supergirl. Entram em cena até os Heróis de Lallor.


Darkseid na época tornou-se meu vilão preferido e o considero criação máxima de Jack Kirby dentro da DC. Apareceu em novembro de 1970 na revista Superman's Pal Jimmy Olsen nº 134 e hoje figura entre um dos piores problemas de Superman e companhia.


As frases ditas por Darkseid transbordam arrogância e crueldade mas a diferença é que não precisamos ver membros decepados ou sanguinolência explícita.



Os primos arrebentando o Cara-de-Pedra!


Neste encadernado foi inserida uma história para finalizar um assunto que havia ficado sem solução por anos que remetia à ameaça final de Darkseid quando é derrotado. Considero dispensável pois não acrescenta nada à versão original. Esta parte é desenhada pelo clássico desenhista da Legião dos Super-Heróis Curt Swan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário