sábado, 26 de fevereiro de 2011

DC Direct 52 Isis


O Segredo de Isis estrelado por Joanna Cameron foi o primeiro seriado americano a exibir uma super-heroína como protagonista e sua estréia ocorreu em setembro de 75. Seu alter ego era Andrea Thomas uma professora de ciências que numa expedição arqueológica encontra o amuleto egípcio que iria lhe conferir os poderes da deusa Isis. Ela dividia o horário com o Capitão Marvel astro de Shazam! e apareceu em alguns poucos encontros junto ao herói.



Sua estréia nos quadrinhos se deu em Setembro / Outubro de 76 na revista Shazam! nº 25  Teve uma série própria nos quadrinhos que durou 8 números e também apareceu na série animada Tarzan and The Super 7 no grupo chamado Freedom Force.



Em maio de 2006 na série intitulada "52" (na semana 3)  Isis reaparece com suas características básicas apresentadas no seriado mantidas tais como os poderes divinos sendo possuídos por uma mortal porém com algumas modificações em sua origem para inseri-la nos quadrinhos modernos da DC. Desta vez seu alter ego é Adrianna Tomaz e a mesma se casa com Adão Negro numa espécie de epopéia a la Shakespeare que termina de forma trágica.



Seus poderes rivalizam com os da Mulher Maravilha: ela possui superforça, supervelocidade, vôo, telecinésia, poder de cura, além de controlar a natureza.


A figura vem numa cartela de dimensões econômicas, porém bonita e feita do nosso conhecido padrão papelão e plástico. A base possui o logotipo da série.





ESCULTURA - Nota 4 de 4

Este é um excelente trabalho de Karen Palinko. A figura retrata a bela heroína de forma magistral. Esta escultora é responsável por muitas figuras, estátuas, bustos e maquetes que figuram dentre as mais bonitas da DC Direct, dentre elas algumas de séries baseadas em Alex Ross.





É realmente uma belíssima figura, com detalhes muito legais nos cabelos, no formato da face, as sandálias cujas tiras são magnificas. Muito bonita! Lembram os desenhos de J.G. Jones.



ARTICULAÇÃO - Nota 3 de 4

Esta figura possui os seguintes pontos:
  • Pescoço
  • Ombros
  • Cotovelos
  • Pulsos
  • Pernas (na altura dos quadris)
  • Joelhos


PINTURA - Nota 2 de 4

A figura é linda pela escultura excepcional mas a pintura deixa a desejar. Os problemas aparecem na transição das tiras das sandálias para a pele assim como entre o dourado do colar e do branco do uniforme. Não achei a aplicação da tinta com o tom da pele natural nas pernas, parecem borradas com tinta além da conta. Dessa vez a DC Direct errou a mão.




AVALIAÇÃO FINAL - Nota 3 de 4

Para quem é fã da personagem desde os idos da década de 70 esta figura irá acrescentar uma dose de beleza arrebatadora dentre as beldades da DC Direct que sua coleção possua. Quem gostou da série 52 precisa ver como ela se destaca na prateleira. Enfim, os atributos positivos superam a pintura falha.










sábado, 19 de fevereiro de 2011

DC Universe Donna Troy ( Wonder Girl )


Donna Hinckley Stacey Troy ou simplesmente Donna Troy, amplamente conhecida como a Moça Maravilha original é uma carismática personagem da Tropa Titã e que teve excelentes histórias na primeira fase dos Novos Titãs de George Pérez e Marv Wolfman. Gosto muito daquela fase nos anos 80 que elevou o grupo de adolescentes coadjuvantes, os parceiros mirins dos grandes heróis ao status de protagonistas e estrelas de alta grandeza. O desenvolvimento coeso da personalidade de Mutano, Ciborgue, Estelar, Robin, Ravena e Moça Maravilha aliado aos desenhos de Pérez colocavam suas aventuras como top de linha da época. Confesso que gosto da personalidade equilibrada e do status quo de heroína ao estilo Mulher Maravilha com padrões éticos e morais acima de qualquer suspeita rivalizando com os anti-heróis desequilibrados e revoltados que seriam a maioria na década seguinte, os esquecíveis anos 90.


Foi publicada uma coletânea intitulada New Teen Titans: Who Is Donna Troy? com 224 páginas que possui um bom resumo de sua vida.





A cartela padrão apresentada pela DC Universe é bonita e protege de forma competente a figura. Junto com Donna vem um button e a cabeça de Trigon, o baf da série.


ESCULTURA - Nota 3,5 de 4
Um ótimo trabalho dos Four Horsemen. O corpo tem a escala planejada. Possui 15,5 cm sendo portanto mais baixa que a média das figuras adultas da DC Universe.





Muito bom o nível de detalhismo na escultura dos cabelos, na face e no corpo em geral. As proporções dos membros do corpo são compatíveis . Minha ressalva fica por conta das alças do seu uniforme, no limite com a pele, creio que o melhor resutado visual seria que fossem esculpidas e não apenas delimitadas pela pintura.


ARTICULAÇÃO - Nota 4 de 4

Capacidade de poses em nível máximo. O que se espera de uma figura DC Universe. A única ressalva fica por conta da amplitude de movimentos dos cotovelos que não permite ângulo de 90º de forma completa.


Pontos de articulação distribuídos da seguinte forma:
  • Pescoço
  • Ombros
  • Bíceps
  • Cotovelos 
  • Pulsos
  • Abdôme
  • Cintura
  • Pernas (na altura dos quadris)
  • Coxas
  • Joelhos
  • Tornozelos

PINTURA - Nota 3,5 de 4

O trabalho na pintura é muito bom no detalhismo apresentado das estrelas amarelas do uniforme e na transição das alças vermelhas com a pele (ombros). A ressalva fica por conta da pintura dos olhos que deixou a figura com uma feição estranha. Algo da técnica da DC Direct nesta região deixaria a figura perfeita,  sem motivos para crítica.


AVALIAÇÃO FINAL - Nota 3,5 de 4

Os fãs de Donna irão amar esta figura com toda a capacidade de poses, proporções bem planejadas na escultura e com certeza vão querer passar batido a falha na pintura dos olhos. Com certeza será uma ótima aquisição a sua coleção!



PAPÉIS DE PAREDE

Basta clicar em cima, aguardar abrir e após a figura ampliar, com o botão direito, selecionar como papel de parede do seu PC.

800 x 600

1280 x 720

sábado, 5 de fevereiro de 2011

DC Direct New Gods Superman


Nesta resenha vou falar da versão DC Direct tendo como base os desenhos de Jack "The King" Kirby. O mestre dos quadrinhos que era autodidata desenhou milhares de páginas e foi um fenômeno. Sua passagem pela DC teve o parceiro do Homem de Aço sob sua batuta e o Azulão veio de brinde. Eu curto muito Kirby então não poderia deixar passar a versão que saiu na série 2 da coleção New Gods.


Kirby foi responsável pela saga do Quarto Mundo, onde criou personagens chamados Novos Deuses, tais como: Órion, Senhor Milagre e o mais sensacional dos vilões da DC Comics: Darkseid. Para mim só existe Mongul e Darkseid no universo DC para combater de igual para igual com o Homem de Aço.


A embalagem segue o padrão papelão e plástico. Protege bem o boneco e é fácil retirá-lo da cartela pois desta vez a DC Direct não encheu de arames.


"Um dos maiores e mais poderosos inimigos de Superman é o deus Darkseid. Eles são inimigos definitivos um do outro - e Kalibak compartilha com seu pai Darkseid esse ódio pelo Homem de Aço. Superman versus Darkseid? O Bem definitivo contra o Mal supremo."


O boneco vem acompanhado de uma base pintada com o mesmo estilo com que Kirby desenhava energia!


Como podemos verificar a imagem promocional da DC Direct mostra um escudo com o "S" diferente, menor do que o produzido na versão final do produto. O cinto também não foi pintado conforme a foto promocional.


ESCULTURA - Nota 3 de 4

Eu só aprendi a gostar de Jack Kirby depois que passei a fase adulta. Encontrei naquela arte dinâmica que nem sempre respeitava a  anatomia humana dos desenhos clássicos, uma energia e uma criatividade que não tinham barreiras. Ele era mestre nisso. O que ele queria ele fazia. A pessoa e seu conceito superavam a técnica da obra. Isso era força de vontade! Seu Homem de Aço tinha traços quadrados, sua energia Kirbyana embutida no corpo atarracado. Por isso eu curti muito o design do corpo desta figura. Os traços de Kirby estão bem retratados na escultura produzida por Jonathan Matthews. Podemos verificar alguns posts do moço no blog  Pop Sculpture.


  
  



Mas então porque a figura não leva nota máxima? Simples... olhem acima do pescoço. O que vocês percebem? Não sei porque, mas o talentoso escultor errou feio neste quesito, o Homem de Aço podia ser atarracado já que é o correto na versão de Kirby, mas neste boneco o cara está cabeçudo... muuuuito desproporcional. Fail


Jonathan é responsável por excelentes trabalhos na DC Direct (vejam o site do rapaz e comprovem o que eu digo), mas este Homem de Aço não teve um bom resultado na escultura da cabeça apesar do corpo estar bem representativo da arte de Kirby.



ARTICULAÇÃO - Nota 3 de 4

Um pouco mais do que se espera de uma figura DC Direct. Pontos de articulação distribuídos da seguinte forma:

  • Pescoço
  • Ombros
  • Cotovelos 
  • Pulsos
  • Cintura
  • Pernas (na altura dos quadris)
  • Joelhos
  • Canelas (na altura das botas).

Os movimentos são limitados na altura dos ombros por causa do tipo de articulação padrão usado pela DC Direct. A cabeça pode ser movimentada para baixo e um pouco para os lados além do movimento normal de rotação.

Para os fãs de DC Direct este Super está acima da média neste quesito.



PINTURA - Nota 3,5 de 4

A DC Direct está usando tonalidades vibrantes de azul e vermelho nos Supermen que ultimamente tenho adquirido e isso é muito legal.  



A pintura dos olhos e dos lábios possui aquela marca registrada de detalhismo que eu sempre prezei nas figuras da empresa. A tonalidade da pele está ótima.


O escudo é bem pintado tanto no peito quanto na capa.


A falha que não deixa minha avaliação alcançar nota máxima fica por conta do cinto mal pintado onde esqueceram de colocar as alças do calção. FAIL!


AVALIAÇÃO FINAL- Nota 3 de 4

Aos fãs do Homem de Aço esta versão pode ser necessária pela diversidade de quesitos que encontra dentro do próprio universo da DC Direct. É um boneco baseado na arte de Jack "The King" Kirby, com a qualidade DC Direct e a falha proporcional na escultura da cabeça não chega a ser fator decisivo para que o cortemos da lista de figuras necessárias. Agora, se você não é um fã do trabalho de Kirby, nem do Super poderá encontrar outros modelos que satisfaçam suas exigências dentro da DC Direct ou da DC Universe se é um colecionador de bonecos em 6".






PAPÉIS DE PAREDE


Basta clicar em cima, aguardar abrir e após a figura ampliar, com o botão direito, selecionar como papel de parede do seu PC.



1024 x 768

1024 x 768

1280 x 800