domingo, 28 de novembro de 2010

DC Direct Martian Manhunter - Justice League International Series 2

Em julho de 2003, quando tive a idéia de criar um fotolog, talvez o primeiro a nível nacional que fosse direcionado a figuras de ação para divulgar minha paixão pela enxurrada de action figures que eram lançadas no mercado e precisava de um nome que fosse compatível com o assunto. Queria informar a outros fãs de quadrinhos e cinema o quanto era prazeiroso colecionar bonecos. Tinha vários nomes em mente. Sou fãzaço do Superman, mas este nome não estava disponível para o endereço do fotolog e como uma luva veio a segunda opção: AJAX. 


O marciano é carismático, personalidade marcante... tem comportamento ocilando entre o soturno e o cômico. É ponderado, usualmente calmo, completamente íntegro e centrado. Por estas qualidades representava tudo o que admiro e é um de meus personagens prediletos nas hqs.

Detective Comics #225

Ajax o Marciano era a tradução feita pela saudosa EBAL para Martian Manhunter. Atualmente o verdão também é conhecido pela alcunha de Caçador de Marte. Sua primeira aparição ocorreu em novembro de 1955 na história "The Strange Experiment Of Dr. Erdel" publicada em Detective Comics #225 com texto de Jack Miller e desenhos de Joe Certa. Por ser um período não bem documentado, sua criação é atribuída a Joseph Samachson cientista e autor de quadrinhos e ficção científica dos anos 50. Jack Miller hoje é cogitado ser apenas um pseudônimo de Samachson.


O Marciano é um dos fodões do Universo DC. Possui poderes dos mais diversos, tais como: telecinésia que permite vôo e a visão marciana, super velocidade, super força, invulnerabilidade, intangibilidade, invisibilidade, transmorfismo, capacidade de regeneração, telepatia, etc. Rivaliza em níveis de poder com Superman e Daxamitas e Kryptonianos em geral. Sua fraqueza é o fogo, assim como a Kryptonita é o calcanhar de Aquiles para o Superman.

Curti muito a versão dos anos 80 feita por Keith Giffen, J.M. DeMatteis and Kevin Maguire para sua Liga da Justiça Internacional. Li, ri, ri mais um pouco... enfim eram histórias com uma linguagem iconoclasta porém saudável onde podíamos ver os sisudos da Liga da Justiça serem infernizados por gente como Guy Gardner, Besouro Azul e Gladiador Dourado. Mais incrível era ver um Ajax de comportamento hilário e gostando de ser cômico. Por isso curti quando a DC Direct decidiu lançar na série 2 o verdoso, sendo o mesmo esculpido pelo talentoso Tim Bruckner.


A embalagem é um pequeno e prático blister com a imagem dos heróis ao fundo. Particularmente gosto do contraste que o verdoso faz com o branco cor predominante do painel da cartela. Para quem guarda figuras lacradas acho o resultado visual bonito e chamativo.


O papelão da cartela abre-se e revela imagens promocionais das coleções "Justice Society Of America" e "History Of The DC Universe".


Comparando-se a versão final com a imagem promocional do boneco vemos que existe a ausência da corda entre as esferas amarelas que unem sua capa. O boneco vem junto com sua base transparente, sem outros acessórios.



ESCULTURA - Nota 4 de 4


Dou nota máxima pois considero perfeita a escultura. É a representação tridimensional dos desenhos de Kevin Maguire. A expressão facial está deliciosamente sarcástica, a proporção corporal e os músculos exagerados apresentam o estilo do desenhista. Tim Bruckner não decepciona. Detalhe para o biscoito Oreo na mão do marciano... clássico!


Por conta da escultura a amplitude de movimentos dos braços ficou restrita. O máximo que é possível levantá-los chega a 45º.



ARTICULAÇÃO - Nota 2 de 4

Padrão mínimo estilo DC Direct a figura apresenta articulações distribuídas da seguinte forma:


  • Pescoço
  • Ombros
  • Cotovelos
  • Pernas (na altura dos quadris)
  • Joelhos
  • Canelas (na altura das botas)
Por conta do peso da capa, as capacidades de poses fica bastante limitada.

 


PINTURA - Nota 2,5 de 4

O tom de verde é bonito, mas apresenta falhas na transição do vermelho das faixas peitorais e no amarelo das esferas que ligam sua capa existem borrões na minha figura (veja as fotos). O azul da capa é consistente e apresenta tom compatível com as botas e seu short. O biscoito nas mãos possui detalhes perfeitos, por isso não entendi a falha nas faixas vermelhas e nas esferas. Os lábios possuem sombreamento.



AVALIAÇÃO FINAL - Nota 2,5 de 4

Se você é fã do verdoso essa é uma figura que vai abrilhantar sua coleção, apresenta todas as características na brilhante escultura que nos remete à série em que é focada. Agora se dá valor a um produto impecável em matéria de pintura precisa procurar o boneco que tiver menos falhas nos quesitos que citei. Quem prefere articulações deixo claro que este não é o ponto forte dessa figura.



quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Trailer de Green Lantern - Lanterna Verde com Ryan Reynolds

Curti muito o trailer de Lanterna Verde do diretor Martin Campbell. Ryan Reynolds como Hal Jordan está ótimo! Cool!

<a href="http://video.br.msn.com/?mkt=pt-br&vid=94a4e477-637f-4d1d-a851-0ed3b37bd4c2&from=pt-br&fg=dest" target="_new" title="&#39;Lanterna Verde&#39;">Vídeo: &#39;Lanterna Verde&#39;</a>

domingo, 21 de novembro de 2010

Marvel Legends She-Hulk ( Mulher Hulk ) - Blob Series

Jennifer Susan Walters advogada e exímia super heroína, personagem notória dos quadrinhos Marvel é o assunto desta resenha. Vamos falar sobre sua versão Hasbro da linha Marvel Legends Blob Series (bonecos na escala de 6").


Num paralelo com seu primo mais famoso, Bruce Banner / Hulk, ela seria a versão mais feliz e bem vivida dos dois, tendo assumido com prazer todas as "aquisições" que vieram com a influência da radiação gama. Pode-se dizer que ela é uma superstar, feliz por ser quem é! Mete a porrada nos caras maus sem perder o bom humor e sempre com uma pitadinha de ironia blasé. Por isso sou um grande fã da abacate e precisava avaliar esta versão lançada pela Hasbro em 2006.

A verdona dando "oi" pra você levá-la: vai deixar a menina "a ver navios"?



A traseira da cartela como de costume possui a bio da personagem, além da foto dos personagens dessa série que monta o Blob.





 Vai encarar?


A cartela segue um padrão moderno em comparação com os blisters da Toy Biz.

Possui folheto explicativo para a montagem do Blob e promovendo outras séries lançadas pela Hasbro.


A parte do corpo de Blob que acompanha a Jennifer é o Torso superior.




ESCULTURA - Nota 3 de 4

O corpo desta figura feminina da Hasbro é um dos mais belos que já vi. Gosto da proporção das pernas e braços. Eu só não curti a face estilo "acabei de acordar, mas sou feliz porque não estou lavando e passando" que a verdona possui. Será que o escultor achou a face das mulheres Marvel muito sisudas e quis inovar? Esta tentativa foi "fail"!



Mas no geral os detalhes no cabelo, nos músculos do corpo, no tênis valoriza uma figura de ação produzida e direcionada ao mercado de massa.




ARTICULAÇÃO - Nota 3,5 de 4

A articulação média de um Marvel Legends é mais do que satisfatória e aqui também não faz feio, só não dou nota máxima por que acho que poderia existir nos dedos e principalmente na cintura. Nada que comprometa muito a capacidade de poses que a figura pode atingir. Acredite, Jennifer pode até fazer aeróbica e alongamento sem parecer aqueles manequins da loja de roupas esportivas do shopping.


Acima você pode visualizar as muitas facetas da verdona: fazendo meditação e alongamento na academia Joe Ajax.

 Os pontos de articulação estão distribuídos da seguinte forma:


  • Pescoço
  • Ombros
  • Cotovelos
  • Punhos
  • Abdomem
  • Pernas (na altura dos quadris)
  • Joelhos
  • Tornozelos

Existe uma resistência muito boa nas articulações dos ombros, dos joelhos e dos tornozelos o que confere uma durabilidade maior. Isso confere maior estabilidade nas poses que ficam mais firmes e não cede ao peso natural do corpo.

Outro ponto positivo é o diferencial nos corpos da Hasbro em ocultar certas articulações, como no caso dos cotovelos (veja a foto acima). Achei bem legal isso.


PINTURA - Nota 3 de 4

Não existe um trabalho excepcional aqui porque a maior parte do corpo é na cor natural: verde. Mas o maiô tem transição perfeita do branco ao roxo metalizado, nenhum borrão. As luvas da minha figura possuem pintura plana e uma das mãos apresenta pequena falha na transição dos dedos. As unhas surpreendem. Ao olhar-se com atenção percebe-se terem uma tonalidade meio verde / prata. A transição do branco dos tenis com o verde possui pequenos borrões, mas nada que comprometa tanto o resultado final.


 Seus cabelos possuem variações no verde para valorizar as camadas e achei bonito o resultado pintura versus escultura!


AVALIAÇÃO FINAL - 3 de 4

Como sou um grande fã da personagem acredito que a mesma merece ser evidente no mercado de figuras de ação com lançamentos variados. Essa é uma boa figura. Se é fã, não deixe de adquirir, se não for ainda assim vale a pena o resultado obtido com a escultura do corpo. Vai se destacar na sua coleção com certeza ter essa personagem carismática e de personalidade forte. She-Hulk Rules!!!!